Investir é fundamental, e isso já está claro para todos aqueles que estão envolvidos em negócios. Mas apenas o investimento em si, sem planejamento e análise precisa, não é suficiente. Pelo contrário, pode ser um tiro pela culatra. É preciso investir certo, com objetividade e clareza!

No mercado de turismo não é diferente. O Brasil é um país naturalmente bem localizado para negócios com os vizinhos sul-americanos. Mas isso não basta. É preciso definir, com base em números atuais, para onde irão esses investimentos, e nós temos trabalhado constantemente para orientar este mercado.

As previsões de crescimento dos vizinhos sul-americanos são positivas. Dos cinco países por onde estaremos realizando o Meeting Brasil 2019 (Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia e Peru), quatro deles têm a maior taxa de crescimento estimado para este ano, sendo fontes do FMI. São países que estão em franco crescimento e recebendo muitos investimentos do exterior, logo, se tornando cada vez mais atrativo para o mercado.

Os destinos escolhidos por nós, após um grande período de estudo, possuem características semelhantes e fundamentais aos interesses do mercado de turismo: contam com grande potencial para novos negócios, proximidade natural com o Brasil e alta expectativa de investimento no exterior, seja para viagens executivas, lazer ou outras atividades. Um destes países que se evidenciou muito este crescimento nos últimos dois anos é o Paraguai, que já conta com uma grande concentração de empresas multinacionais, fortalecendo o mundo corporativo. Setor importantíssimo para os negócios no turismo.

Há um longo trabalho a ser feito. Precisamos, cada vez mais, aproveitar as oportunidades econômicas que surgem afora. Investir nos nossos destinos culturais, de lazer, de negócios, pois a América do Sul está com potencial e em busca de novas experiências. Vamos ser esta nova experiência que procuram a partir da apresentação de nosso país, de nossas regiões e serviços.

Estamos, todos, antenados às movimentações do mercado financeiro e alinhados ao desenvolvimento socioeconômico dos países da América do Sul. Isto nos permite oferecer um investimento assertivo a todos os que seguem conosco no Meeting Brasil. Venha você também investir em mercados promissores, que apresentarão um mundo de novos caminhos e possibilidades.

Jair Pasquini – Diretor de Negócios da Expan Mais – Inteligência em turismo.