Concluímos mais uma edição do Meeting Brasil – Missão Rio Grande do Norte com grande êxito! Prova de que o mercado de turismo brasileiro cada vez mais entende a importância do desenvolvimento dessa modalidade de negócios.

Nossa avaliação não poderia ser melhor. Mesmo já tendo realizado três edições anteriores nas cidades de Montevideo, Santiago e  duas consecutivas em  Assunção, tivemos um público ainda maior do que nas edições anteriores. Como exemplo temos Santiago, em que o aumento representa 39%, se comparado à edição anterior.

Ao todo, 611 profissionais de turismo, entre agentes de viagem e operadores, passaram pelos destinos. Uma conquista após um ano inteiro de trabalho.

Entre o caminho pelo continente, destaco um destino que nos surpreendeu: Mendoza, na Argentina. Apesar de ser nossa estreia no destino, tivemos uma presença efetiva do público local. Já em Assunção, capital paraguaia, nos chamou a atenção a diversidade do público: 98% dos agentes que estiveram presentes em 2019 não estavam na edição anterior. Isso demonstra o nível de abrangência da promoção e realização de capacitações deste importante – e ainda pouco explorado – destino turístico. Indo ao encontro da grande preocupação da organização do evento, buscando novos profissionais de turismo para receberem capacitações de importantes destinos turísticos do Brasil.

A receptividade e o interesse pelo mercado brasileiro, como sempre, foram incríveis. Os agentes e operadores de viagem sul-americanos já sabem o que irão encontrar, sem surpresas. E isso é fundamental neste ramo de negócios em que o Meeting Brasil se aprofunda. Cada profissional de turismo sabe da grande importância do evento, que vai muito além dos velhos panfletos, mas sim um trabalho árduo de capacitação do profissional, tornando-o íntimo daquilo que ele oferece ao seu público e aumentando consideravelmente suas possibilidades de fechar novos negócios.

Nossa maior recompensa é a sensação de dever cumprido. De atender as expectativas das 27 empresas presentes, entre elas o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, um importante parceiro que acredita em seu potencial turístico e trabalha ano após ano para desenvolvê-lo cada vez mais. Para a Expan Mais é um grande privilégio fazer parte desse caminho. Os bons frutos colhidos nos motivam a negociar novas ações para um futuro próximo. Já estamos ansiosos para a próxima jornada!

Jair Pasquini