O segundo destino da nossa série de viagens – digitais – pelo Brasil, neste momento de quarentena, é o imenso e verde Amazonas.
O Amazonas é um estado cheio de superlativos e isso já faz dele, claro, único. Pra começar, é o maior estado brasileiro, com mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, que ocupam 18% de todo o país.
Acesse aqui a capacitação completa do Amazonas, em nosso Meeting Brasil Latin America – Online 2020
Coberto quase que totalmente pela Floresta Amazônica, o estado é também uma região de opostos, pois abriga as terras mais altas do Brasil, como o Pico da Neblina e o Pico 31 de Março, ambos com quase três mil metros de altura, e também a maior extensão de terras planas, com menos de 100 metros de altitude.
Leia também ‘Rio Grande do Sul, pra quando tudo voltar ao normal’
Por aí, já dá pra imaginar quantos cenários belíssimos esse pedaço caprichado do nosso país reúne. Sem falar que a bacia hidrográfica amazônica banha o estado, garantindo que passem por ali 20% de toda água doce do planeta. Imagina só!
Os rios Madeira, Juruá, Purus, Içá, Uaupés e Japurá, menos conhecidos, integram as paisagens do Amazonas, cuja capital, Manaus, é famosa, dentre outras coisas, por proporcionar o encontro dos rios Negro e Solimões, que formam, com o Encontro das Águas, o rio Amazonas. Ainda na capital, espetáculos belíssimos também são presenciados no suntuoso Teatro Amazonas, um dos mais importantes do Brasil.
Natureza exuberante
Mas, antes de entrar na riqueza cultural dessa terra, voltemos à natureza: o Amazonas é o estado mais preservado do país, com cerca de 98% de sua cobertura florestal original. Para se ter uma ideia, somente as áreas de proteção ambiental equivalem a 20 vezes o tamanho do Líbano e duas vezes o território de Portugal. A natureza amazônica ganha ainda mais exuberância com seus igarapés, lagos e rios.
Ouça a trilha sonora do Amazonas que agitou o nosso Meeting 2020
Com tantas belezas naturais, evidentemente, o ecoturismo é o principal atrativo dos roteiros amazonenses, em meio à floresta tropical, por onde se encontram espalhados meios de hospedagem de vários tipos, incluindo grandes hotéis de selva. A atividade pode ser realizada durante todo o ano, pois o Amazonas é lindo tanto na seca quanto na cheia, quando está alagado.
Vida cultural riquíssima
Mas, como eu disse anteriormente, nem só de verde vive o maior estado do Brasil. A vida cultural do estado é riquíssima, atraindo turistas para o Amazonas o ano todo, com eventos como o Festival de Parintins, que apresenta o famoso duelo dos bumbás Garantido e Caprichoso; o Festival Internacional de Ópera e o Festival Internacional do Cinema de Aventura. O folclore ainda é muito forte na região, que mescla cultura e natureza para garantir uma experiência única aos visitantes.
O meu recado
Se você ainda não conhece o Amazonas, espere mais um pouquinho, até que todos voltemos a estar em segurança para viajar. Mas, considere este maravilhoso e imenso estado em seus roteiros pelo Brasil. E se você já conhece, certamente, precisa voltar após esse período de quarentena forçada. Afinal, quando tudo isso passar, será o momento de fortalecer o turismo nacional e, com isso, ajudar a retomada da economia local. Vem com a gente?
Jair Pasquini
Diretor de Negócios