Um estado onde predominam os tons de azul e verde, num belíssimo espetáculo provocado pelo encontro do oceano com a Mata Atlântica. Santa Catarina é a terra das belas praias, sim, mas é também culturalmente rica, herança da mistura das etnias de sua gente, além de esbanjar cenários de natureza exuberante.
São 500 quilômetros de litoral, que abrigam algumas das praias mais badaladas do Brasil – e tem mar pra todo gosto por lá. Tem as prais preferidas dos surfistas, que atraem esportistas do mundo inteiro; tem para aqueles que estão em busca de paquera e badalação; tem para as famílias, que buscam estrutura e mar calmo, e para quem está a procura de sossego. E tem também uma das principais praias de nudismo do Brasil, a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, frequentada por naturistas desde os anos 1980.
Acesse aqui a capacitação completa de Santa Catarina, em nosso Meeting Brasil Latin America – Online 2020
Destinos como Bombinhas, o paraíso dos mergulhadores, ao norte do estado; Praia do Rosa e Guarda do Embaú, reduto do surf, ao sul, e Balneário Camboriú, cidade que agrada a todos os públicos, unem-se à capital, Florianópolis, e fazem de Santa Catarina um estado alegre e acolhedor. Não é a toa que, além de atrair turistas de todo o país, é o destino de férias preferido dos vizinhos argentinos, que lotam suas areias no verão.
É do ladinho de Balneário Camboriú que está, Penha, a cidade do Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina e o quinto maior do mundo.
Ainda falando das praias, pois são muitas paradisíacas por lá, Floripa, como é chamada carinhosamente a capital, abriga, dentre tantas belezas, a internacionalmente, como o nome já diz, famosa Jurerê Internacional, a ‘Miami Beach’ do sul brasileiro.
Nem só de mar
Mas nem só de mar se faz o turismo catarinense, já que o ‘friozinho europeu’ também dá os ares da graça no estado. Joinville e Blumenau são duas das cidades mais populosas de Santa Catarina e são as principais cidades do chamado Vale Europeu, uma charmosa região colonizada por italianos e alemães, que, além dos inúmeros atributos culturais e da irresistível culinária, também é destino para o turismo de aventuras. É lá que está o primeiro roteiro de cicloturismo do Brasil, que passa por nove cidades.
Ouça a trilha sonora de Santa Catarina, que agitou o nosso Meeting 2020
Santa Catarina também é a terra da Oktoberfest, que leva todo ano, em outubro, milhares de turistas a Blumenau, a pequena Munique brasileira. É a segunda maior festa da cerveja do mundo, atrás apenas da original, em Munique, claro!
E por falar na Alemanha, Pomerode é certamente uma das cidades mais alemãs do país, onde, inclusive, a maior parte dos moradores fala alemão. Por lá acontecem inúmeros festivais, dentre eles, a Osterfest, a maior festa de Páscoa do Brasil.
Sobe a Serra, sim
Na Serra Catarinense, acreditem, a neve também saúda os visitantes, em cidades como São Joaquim e Urubici, dois dos municípios mais frios do Brasil. É pra provar que dá pra curtir intensamente verão e inverno no mesmo estado brasileiro.
E por falar em serra, a Serra do Rio do Rastro, localizada em Lauro Muller, tem aproximadamente 12 Km, divididos em 284 curvas com cenários incríveis e muita adrenalina. Tanto que o Jornal Britânico The Guardian já a categorizou como o quinto lugar mais espetacular para se conhecer ao redor do mundo. Ela é, sem dúvida, uma das serras mais bonitas do Brasil.
Outras regiões turísticas
O estado ainda abriga inúmeras outras regiões turísticas, com roteiros para quem busca cachoeiras, como o Vale das Águas, que reúne 11 cidades; a região Costa Verde e Mar, famosa pelo verde-esmeralda de seus mares; o Caminho dos Cânyons, com o Parque Nacional de Aparados da Serra e a Serra Geral, além do Vale do Contestado, Caminho da Fronteira, Caminho dos Príncipes, Encantos do Sul e muitos outros.
O meu recado
Se você ainda não conhece Santa Catarina, espere mais um pouquinho, até que todos voltemos a estar em segurança para viajar. Mas, considere este riquíssimo e deslumbrante estado em seus roteiros pelo Brasil. E se você já conhece, certamente, precisa voltar após esse período de quarentena forçada. Afinal, quando tudo isso passar, será o momento de fortalecer o turismo nacional e, com isso, ajudar a retomada da economia local. Vem com a gente?
Jair Pasquini
Diretor de Negócios