As Cataratas do Iguaçu certamente são as mais imponentes, mas estão longe de ser as únicas belezas do Paraná, que é rico em outros atrativos naturais, mas também históricos e culturais.
As centenas de cascatas que se estendem ao longo da fronteira com a Argentina atraem turistas de vários lugares do mundo e integram um dos principais cartões-postais do Brasil. Mas o estado também atrai visitantes para conhecerem sus praias de águas salgadas e doces, ilhas, unidades de conservação, sua riqueza cultural e a imponência de sua capital, Curitiba.
Acesse aqui a capacitação completa do Paraná, em nosso Meeting Brasil Latin America – Online 2020
A capital
Famosa pelos ares cosmopolitas e por ser uma capital moderna e organizada, Curitiba recebe mais de cinco milhões de turistas por ano, boa parte em turismo de negócios, já que a cidade é terceiro maior polo do setor no país.
Mas a imponência curitibana não está só na sua estrutura de negócios, já que a cidade esbanja verde e espaços culturais, como o Parque Barigui, o Jardim Botânico com sua estuda de vidro, a Ópera de Arame, além do ‘Museu do Olho’, de Niemeyer e a Pedreira Paulo Leminski, que recebe espetáculos e shows ao ar livre.
Uma cidade elegantíssima, de vida noturna agitada e forte apelo gastronômico, com sistema de transporte exemplar e excelente qualidade de vida.
Foz do Iguaçu
A natureza majestosa mostra sua força nas águas de Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, um dos patrimônios da humanidade. São cerca de 275 metros de quedas d’água, que impressionam pela beleza e grandiosidade do complexo.
Ouça a trilha sonora do Paraná, que animou o nosso Meeting 2020
O Parque das Aves, ali também, garante aquelas fotos lindas de araras e outras tantas aves coloridas que promovem o Brasil mundo afora. Também está em Foz do Iguaçu um famoso Templo Budista, às margens do Rio Paraná e a Itaipu Binacional, maior produtora de energia limpa e renovável do mundo. Além do roteiro por dentro da usina, são atrações a visita panorâmica, o tradicional passeio à noite para o espetáculo da Itaipu Iluminada, o Refúgio Biológico, o Ecomuseu e o polo astronômico, com planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu.
Corredores das águas
Uma das principais regiões turísticas do Paraná, os ‘Corredores das águas’ também esbanjam cenários verdes, entre os 36 municípios, com cachoeiras e praias artificiais. Ali, o ecoturismo, o turismo de aventura e o rural são opções para quem não abre mão do contato com a natureza, mas a boa gastronomia e o turismo religioso também integram os roteiros.
Ilha do Mel
O estado do Paraná também abriga inúmeras ilhotas e prainhas intermitentes, que surgem conforme o nível das águas. Só no Parque Nacional da Ilha Grande, por exemplo, são cerca de 180 ilhas, mas muitas delas não podem ser visitadas, por estarem em Unidades de Conservação.
A Ilha do Mel, no entanto, é a mais famosa e atrai turistas o ano todo, mas tem seu auge no verão, com praias de encher os olhos e um ambiente propício para os apaixonados. O único jeito de explorar a Ilha do Mel é a pé, por suas trilhas, o que faz do lugar ainda mais especial.
Mas há muitas outras maravilhas que merecem ser desbravadas no Paraná, como o Parque Estadual de Vila Velha, com suas formações rochosas, cavernas, furnas e a Lagoa Dourada; além de Sapopema, que também reúne cachoeiras; Ribeirão Claro, destino para quem busca aventura, e Porto Rico, que reúne praias de águas doces, ideais para passeios de barco e esportes náuticos e pescaria.
O meu recado
Se você ainda não conhece o Paraná, espere mais um pouquinho, até que todos voltemos a estar em segurança para viajar. Mas, considere este estado maravilhoso em seus roteiros pelo Brasil. E se você já conhece, certamente, precisa voltar após esse período de quarentena forçada. Afinal, quando tudo isso passar, será o momento de fortalecer o turismo nacional e, com isso, ajudar a retomada da economia local. Vem com a gente?
Jair Pasquini
Diretor de Negócios