Um estado que esbanja natureza, o Paraná guarda o remanescente mais bem preservado da Mata Atlântica, bioma que já esteve presente desde o Sul do país até a região Nordeste e que hoje está reduzido a poucas áreas próximas às regiões de serras.
E, em meio a Mata Atlântica, é onde está uma enorme e diversa vida selvagem, além de atrativos naturais como montanhas, cavernas, cachoeiras, baías, manguezais e praias, que são um convite para o desfrute de alguns dias em meio ao verde.
Além disso, o Paraná também conta com grandes rios, cujas bacias cobrem praticamente todo seu território, como o Iguaçu, o Paraná, o Paranapanema, o Ivaí e o Tibagi. Em vários deles é possível praticar esportes radicais aquáticos, como mergulho e rafting. Em regiões como o Noroeste do Estado também há as prainhas de rio, para aqueles que preferem a calmaria.
Claro que com tantas opções naturais, o Paraná oferece uma grande variedade de atividades que podem ser feitas ao ar livre por quem deseja fugir das aglomerações e por quem pretende fazer verdadeiras descobertas.
Cicloturismo no Parque Estadual de Vila Velha
Percorre-se de bicicleta os 22 quilômetros do circuito de cicloturismo pelo interior do Parque de Vila Velha, em Ponta Grossa, que foi recentemente concedido à iniciativa privada. Nesse passeio, é possível ter uma vista panorâmica (e diferente da habitual) dos arenitos, que são grandes formações rochosas que se assemelham a objetos, como uma taça, por exemplo.
Observação de pássaros no Portal Vale do Gigante
Aos pés do Pico Paraná, ponto culminante do Sul do Brasil, está o Portal Vale do Gigante, região que leva este nome porque a cadeia de montanhas avistada de toda a planície lembra a figura de um enorme ser adormecido. O Vale do Gigante fica no município de Antonina, Litoral do Paraná, e oferece opções de hospedagem para todos os bolsos, restaurantes, guias locais e muito esporte de aventura, caminhadas e observação de fauna e flora. A região é um prato cheio para observação de aves, principalmente na Reserva Natural das Águas e na Reserva Natural Guaricica.
Rota Aquática dos Pioneiros
Maior trilha aquática do Brasil, a Rota dos Pioneiros faz parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e pode ser feita de caiaque ou bote. Embora ainda esteja em processo de estruturação, 30% do traçado já está sinalizado. Quando totalmente concluída, terá 388,8 quilômetros. A trilha que fica no Rio Paraná pode ser iniciada em qualquer ponto entre o Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP), e o Lago de Itaipu e faz parte da Trilha de Longo Curso Caminhos de Peabiru.
Subida ao Pico Agudo Ybiangi
Para quem curte subir morros, o Pico Agudo ou Ybiangi é uma excelente opção e está fora do circuito das montanhas mais visitadas dos parques estaduais da Baitaca, do Marumbi e do Pico Paraná. O Ybiangi é o ponto mais alto da região Norte do Paraná, com cerca de 1224 metros de altitude, e fica no município de Sapopema.
Prainhas do Rio Paraná
São inúmeras praias com temperatura agradável, atrações para todas as idades e diversão garantida com os esportes aquáticos. Algumas das principais ficam no município de Porto Rico, como a Praia de Santa Rosa, Praia da Carioca e Cabeça da Ilha Mutum. As prainhas do Rio Paraná não ficam devendo em praticamente nada a grandes destinos, pois têm água doce e transparente, areia fina, sol e beleza natural.