Nem só de sol, praia, vento forte, dunas e falésias se faz o turismo no Rio Grande do Norte. Além de tudo isso e da natural simpatia potiguar, o estado oferece opções de turismo exclusivas e que ficarão em sua memória para sempre.
Os roteiros de bugues, claro, são algumas das atrações imperdíveis neste estado que tem na capital, Natal, cenários de tirar o fôlego, mas que também reserva boas surpresas em outras cidades do entorno.
Em Natal, a paisagem formada pela Via Costeira, o Morro do Careca, o Forte dos Reis Magos e a Praia de Ponta Negra já mostra um pouco do que nos espera neste encantador cantinho do Nordeste. Aliás, tudo isso atrai europeus o ano todo, em voos que partem direto da Europa para a capital potiguar.
Arredores
Os arredores de Natal são outra grata surpresa aos visitantes, com paraísos como os Parrachos de Maracajaú, um complexo de piscinas naturais, onde a cor do mar não deixa nada a desejar para ilhas caribenhas. Além das piscinas naturais, quem viaja até Maracajaú pode desfrutar de uma belíssima praia, com mar calmo na maré baixa e uma exuberante faixa de coqueiros à beira-mar.
Para os aventureiros, as Dunas de Genipabu também são imperdíveis. O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, no município de Extremoz, reúne praia, um incrível complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental.
O agito está garantido na badalada Praia de Pipa, em Tibau do Sul, a 85 km de Natal, o principal balneário do Litoral Sul do estado, que inclui nove praias, entre elas Ponta do Madeiro e Praia do Amor. Um verdadeiro paraíso tropical, onde dunas imponentes estão sobrepostas no horizonte em cima dos tabuleiros que acabam em falésias geomorfologicamente vivas pela ação do mar e ventos, em perfeita harmonia. De dia, passeios de barco possibilitam a observação de golfinhos e à noite, pode esperar muita badalação, na Avenida Baía dos Golfinhos.
Para quem busca sossego, uma incrível opção é São Miguel do Gostoso, subindo 100 km de Natal, bem ali onde o mapa do Brasil faz a curva pra esquerda, Marco Zero da BR 101. O paraíso foi descoberto por estrangeiros praticantes de esportes náuticos e guarda paisagens de tirar o fôlego.
A atmosfera rústica e simples torna São Miguel do Gostoso uma opção ainda mais imperdível para quem quer se perder nas belezas nordestinas.
Geoparque Seridó
Para quem está em busca de experiências ainda mais memoráveis e exclusivas em terras potiguares, o Geoparque Aspirante Seridó promete surpreender. Um espaço que reúne paisagens exuberantes, desenvolvimento sustentável, recepção acolhedora e memórias inesquecíveis, tudo no mesmo lugar: um verdadeiro paraíso natural.
No Geoparque Seridó você vai encontrar cânions, açudes, mina, serras, xiquexique, morro, nascente e muito mais, um riquíssimo patrimônio ecológico do Rio Grande do Norte.
Minerais, rochas que revelam a evolução da Terra, relevos imponentes, quedas d’água e uma geodiversidade que dá suporte à vida e à cultura do Seridó vão fazer desse roteiro uma viagem inesquecível.
Por tudo isso, o Rio Grande do Norte proporciona experiências exclusivas, que podem – e devem – ser vividas em todas as épocas do ano, por adultos, crianças, famílias, grupos de amigos ou, porque não, em uma aventura solo de reconexão com a natureza.