É fato que o networking não é novo. Brinco quando digo que ele existe antes mesmo de ser descoberto. Na verdade, quero dizer que bem antes de chegar ao jargão do marketing, as empresas se relacionavam entre si, mesmo nos primórdios, antes da era tecnológica, no antigo tête-à-tête, como chamamos. Empresários e executivos sempre mantiveram relacionamento e é ele quem mantém a engrenagem dos nossos negócios.
Mas pergunto: Hoje, na correria do nosso cotidiano, pensamos na oportunidade em conhecer as pessoas certas para um encontro de negócios? Conseguimos avaliar que, ao invés de passar cinco minutos conversando com 15 pessoas aleatórias, pode não ser efetivo? Mas uma hora com duas pessoas “certeiras” pode ser valioso? Pois bem, tenho praticado essa lógica nos últimos anos e aperfeiçoado, ainda mais, nesses tempos recentes aos negócios da Expan Mais e ao Meeting Brasil.
Esse tipo de conexão one to one traz uma relação mais produtiva. Além dela, avaliar onde devo estar, para captar o público que gerará contato efetivo ao meu negócio também é de extrema importância para otimizar o relacionamento. Muitas vezes perdemos energia em seminários, congressos, reuniões, eventos em que não teremos retorno em networking. Mesmo que tais ocasiões sejam direcionadas ao nosso setor.
Ano passado otimizamos bastante nossa ida aos eventos do Turismo e obtivemos sucesso para nossas investidas em 2019. Para esta semana, um exemplo é a nossa presença na FITUR, em Madri, uma das feiras de turismo mais importantes do mundo, principalmente para o mercado ibero-americano. Nesse tipo de evento, encontramos executivos importantes da cadeia produtiva do turismo, profissionais e líderes que apoiam o Meeting Brasil e futuros e possíveis parceiros para nossos negócios. Pretendemos potencializar o evento de 2019 em 18% com a presença em Madri.
Enfim, essa é a importância de avaliar o público. Estar no local certo, com o público em que desejamos nos relacionar! Queremos fazer um networking efetivo aos nossos negócios, com parcerias e contatos saudáveis para o círculo virtuoso do fomento do turismo no Brasil.
Faça seu networking, mas avalie onde deve estar e com quem deve se relacionar!
Bons negócios e boas parcerias!
Jair Pasquini – Diretor de Negócios da Expan Mais – Inteligência em turismo