Está na hora de alçar novos voos. Depois de 30 anos de comercialização e promoção do destino Brasil para mais de 17 países da América Latina, a Expan + inicia o projeto de expansão de seus eventos para a Europa.
Esse é um dos grandes desafios da empresa (e meu, claro!) para os próximos anos, e tenho a consciência de que os territórios a serem conquistados foram muito bem delineados em um longo processo de demanda e análise que exigiram a elaboração de estratégias, políticas e práticas que vão contribuir para ações que promovam mudanças e compatibilizem com os resultados no mercado de turismo do Brasil e dos continentes onde a Expan + atua.
Essa semana, por exemplo, estou em missão aqui na Bolsa de Turismo de Lisboa, uma das principais feiras do setor. O Brasil trouxe toda a sua infra-estrutura turística com a participação dos destinos, além de hoteleiros, receptivos e atrativos turísticos. As companhias que cobrem a malha aérea brasileira também estão presentes.
A oportunidade de networking tem sido imensurável. Além de reafirmar o nosso compromisso com a venda do Brasil, tenho apresentado aos expositores nacionais e internacionais as vantagens reais das nossas rodadas de negócios: Meeting Brasil e Missão MB.
Acredito que essa oportunidade de estar presente, comprovar os resultados e mostrar todas as possibilidades de atuação em conjunto provam, mais uma vez, que atuamos como elo entre operadores de turismo e agentes de viagens da América Latina e da Europa com os empresários e órgãos governamentais do nosso país.
Claro que a passagem pela BTL já produziu bons resultados e logo poderemos anunciar a todos. Mas, fica aqui a lição de que sempre é o momento para ampliar os nossos horizontes e entender que estar bem informado, escutar e observar, manter um calendário de aprendizado, estruturar as metas e planejar-se é essencial para o crescimento pessoal e profissional.