Li um provérbio que dizia que o homem só envelhece se os seus lamentos substituírem seus sonhos. Lembrei-me dessa lição ao avaliar as incertezas que o País enfrenta, contracenando com o empreendedorismo brasileiro. Sabemos que não estamos num período fácil e, cá para nós, não há muita novidade nisso. Há alguns anos já estamos nesse percurso.
Mas por mais que este cenário aparenta ser incerto e escuro, precisamos reter oportunidades e evitar as murmurações. Eu brinco que devemos murmurar para um desabafo introspectivo, mas que seja breve, pois oportunidades vão embora, enquanto os lamentos podem virar uma bola de neve.
Se queremos inovar, precisamos sair da zona de conforto, sem medo de arriscar, afinal, loucura é querer resultados diferentes, fazendo tudo igual. Comodismo? Jamais!
Por exemplo, aprendi, ao logo da minha experiência, que sempre devemos conhecer os nossos “concorrentes” e estar próximos a eles. Não veja essa atitude como um gesto ruim no mundo corporativo. Não tema sobre isso. Saber sobre a concorrência é uma grande lição para avançarmos e estarmos atualizados com o setor que atuamos.
Participar do MB2019, juntamente com outros 50 concorrentes ao mesmo tempo, é, sem dúvida, um ensinamento maravilhoso e um chacoalhão! Sair da zona de conforto e buscar a excelência. Estar “antenado” nas mudanças de mercado e perfis do cliente é extremamente saudável e é uma das missões que levo a cada nova rodada de negócios.
Em tempos de crise, precisamos apresentar e promover nossos produtos e serviços. Sempre digo “chega de tirar pedido!”. Devemos gerar diferença em nosso mercado, por menor que seja o empreendimento. Não importa se somos pequenos, médios ou grandes empresários. Precisamos, sim, fazer a diferença!
Na Expan Mais sempre pensamos em realizar um evento diferente para a cadeia produtiva do turismo. Sempre em busca de promover ações distintas, em cada edição, para quem participa das nossas rodadas de negócios. Nossa missão é que todos os participantes saiam com negócios efetivados. E em o que eu posso melhorar para que isso aconteça a cada ano, cada vez melhor?
Neste ano, por exemplo, no Meeting Brasil – 2019, além das capacitações, o expositor do Brasil terá um tempo maior, o momento one-to-one, B2B e B2C, sendo mais claro, um bate-papo aberto e particular entre fornecedores, parceiros, agentes e operadores de viagens.
Temos que apresentar os produtos turísticos brasileiros da melhor maneira! Chega de observar e aguardar que os caminhos avancem sem que você percorra por eles. Seja a diferença e crie sua estratégia! Lamentar não fará você caminhar pelas trilhas da inovação!
Bons negócios e aguardo vocês no Meeting Brasil 2019!
Jair Pasquini