Já não é novidade que a Argentina está entre os seis países do Meeting Brasil 2020, onde estaremos no dia 7 de agosto. Dessa vez, voltamos a Córdoba, uma das principais cidades argentinas, com mais de um milhão e meio de habitantes, a segunda mais populosa do país.
A cidade abriga o segundo aeroporto mais importante em emissão de turistas de toda a Argentina e é um importantíssimo polo econômico e turístico. A malha aérea com o Brasil vem crescendo vertiginosamente e novas rotas vêm ganhando voos regulares, inclusive partindo de Córdoba.
O fato de turistas argentinos não precisarem de visto para entrar no Brasil, nos coloca em posição privilegiada, incluindo as viagens de curta duração, as famosas ‘escapadas’. Em 2017, mais de 2 milhões e seiscentos argentinos vieram ao Brasil, contra um milhão e setecentos, em 2013.
Assim como no Brasil, no país dos hermanos, as férias são em dezembro, janeiro, fevereiro e julho, mas, além disso, eles têm uma miniférias de inverno, no começo de setembro.
Um novo mercado
Um novo nicho de turismo tem se fortalecido na Argentina, com foco no Brasil: é o turismo jovem. Esse público procura destinos como Florianópolis, Morro de São Paulo, Pipa e Jericoacara, mas muitos outros lugares podem virar queridinhos por meio de um bom trabalho de divulgação nas redes sociais.
Outra novidade é que algumas operadoras argentinas têm diversificado os produtos e, além de vender o turismo de sol e praia, começaram a ofertar destinos de ecoturismo e culturais, como as Cidades Históricas de Minas Gerais. Ou seja, oportunidades para mais regiões brasileiras.
Economia instável
A instabilidade econômica no país tem dexiado o turismo doméstico caro, tornando os países vizinhos mais competitivos, tanto para as férias, quanto para as escapadas.
Apostar na Argentina
Com tudo isso, a Argentina segue sendo o maior mercado emissor de turistas para o Brasil, pois, além da proximidade e dos inúmeros atrativos turísticos que encantam nossos hermanos, existe um forte grau de afetividade do argentino para com o brasileiro.
Por isso, apresentar um destino ou produto turístico brasileiro no mercado argentino, sobretudo em uma das maiores potências do país, que é Córdoba, é uma excelente estratégia para diversificação de mercados. Então, vem com a gente nas rodadas de negócios do Meeting Brasil 2020.