Praias, dunas e falésias integram a paisagem ensolarada do Rio Grande do Norte, o estado com a maior renda per capta do Nordeste e a melhor expectativa de vida do Norte-Nordeste.
Com quatrocentos quilômetros de um cobiçado litoral, o estado é considerado uma das esquinas do Brasil e do continente, já que sua geografia forma um vértice projetado para o Atlântico. Por conta disso, os moradores de lá costumam brincar que estão mais próximos da África do que do restante do Brasil. Aliás, essa posição geográfica faz com que o sol nasça mais cedo e se ponha mais cedo também. Uma deliciosa sensação de que os dias rendem mais por lá.
Acesse aqui a capacitação completa do Rio Grande do Norte, em nosso Meeting Brasil Latin America – Online 2020
Apesar de ser um dos menores estados brasileiros, o relevo do Rio Grande do Norte, com planícies, planaltos e depressões nos presenteia com dunas e tabuleiros costeiros, formados por argila.
Os ventos fortes e constantes ajudam a criar cenários belíssimos nas praias potiguares de areias brancas, mas também fazem a festa dos praticantes de kitesurf e windsurf, colorindo seus mares.
O Rio Grande do Norte tem em sua capital, Natal, a porta de entrada de muitos visitantes europeus e, claro, do mundo inteiro, durante todo o ano. Aliás, muitos turistas que vinham da Europa se encantaram com esse paraíso e hoje têm casas e negócios em todo o estado.
Ouça a trilha sonora do Rio Grande do Norte que animou o nosso Meeting 2020
As praias são, claro, os maiores atrativos do estado, que, aliás, pode ser percorrido de ponta a ponta de buggy, numa aventura inesquecível pelas dunas – com ou sem emoção! Lugares como a Praia de Pipa, Maracajaú e Genipabu são obrigatórios em qualquer roteiro turístico.
Pipa e outras praias
A Praia de Pipa, a mais famosa do estado, fica em Tibau do Sul, a 85 km de Natal. Ali o cenário é composto de dunas imponentes sobrepostas no horizonte sobre os tabuleiros, que acabam em falésias vivas pela ação do mar e do vento. E pra completar o espetáculo, piscinas naturais. Talvez seja o único lugar do mundo onde esse encontro seja tão harmonioso.
Pipa é a principal praia do litoral sul do estado, que também conta com paraísos como a Praia do Amor e a Ponta do Madeiro.
A 60 quilômetros de Natal está a Praia de Maracajaú, conhecida como o ‘Caribe brasileiro’, com um mar azul cristalino e sua barreira de corais, os parrachos. Na maré baixa, os turistas podem curtir uma imensa piscina natural, repleta de peixinhos coloridos. É aquele cenário que você sempre viu nas fotos e quis conhecer, sabe?
Nem só de praia
Mas nem só de praias se faz um dos lugares mais ensolarados do Brasil. Ecoturismo, turismo rural, aventura, turismo histórico, cultural e religioso também tornam o Rio Grande do Norte um pedacinho singular do nordeste brasileiro.
Em Natal, a vida noturna se concentra na Praia de Ponta Negra, onde está o Morro do Careca, um dos cartões-postais da capital, com bares e restaurantes à beira-mar.
Para os aventureiros, vale conhecer o Canto do Mangue e as lagoas de Pitangui e de Jacumã, com águas tranquilas e quentes, cercadas de bares e restaurantes também. A aventura começa na travessia, feita sobre uma balsa de madeira, onde só cabe um buggy. Emocionante!
Mais aventura? São Miguel do Gostoso, a duas horas de Natal, é o destino para quem gosta de se jogar no mar, com windsurf e kitesurf.
Também não dá pra deixar de conhecer o Forte dos Reis Magos, o marco inicial da cidade, tombado pelo Patrimônio Histórico, construído para proteger a cidade dos ataques vindos pelo mar.
E, em Parnamirim, vale a visita ao incrível cajueiro, o maior do mundo, que ocupa – dizem – o equivalente a um campo de futebol. Dá pra sair de lá cheio de suvenires típicos.
Interior
No interior do Rio Grande do Norte, a Costa Branca guarda uma vila de pescadores, numa mistura de caatinga com montanhas de sal – o estado é o maior produtor de sal do Brasil. Ali se encontram as salinas de Mossóró e Macau, além do deserto de Alagamar.
Areia Branca, Porto de Mangue e Angicos também devem entrar no seu roteiro pelo interior do estado. Aliás, está em Angicos o único vulcão extinto do Brasil, o Pico do Cabuji.
O meu recado
Se você ainda não conhece o Rio Grande do Norte, espere mais um pouquinho, até que todos voltemos a estar em segurança para viajar. Mas, considere este ensolarado e deslumbrante estado em seus roteiros pelo Brasil. E se você já conhece, certamente, precisa voltar após esse período de quarentena forçada. Afinal, quando tudo isso passar, será o momento de fortalecer o turismo nacional e, com isso, ajudar a retomada da economia local. Vem com a gente?
Jair Pasquini
Diretor de Negócios