O litoral norte de São Paulo tem muitos atributos, um deles certamente é nos brindar com um cinturão verde e azul que percorre toda a BR-101, que nós preferimos chamar de Rio-Santos. Do Rio de Janeiro a Santos, já no litoral sul paulista, o percurso litorâneo tem praias belíssimas de um lado e mata atlântica do outro.
Mas este cenário já impressiona muitos há séculos, bem dizer, desde 1502, quando Américo Vespúcio chegou à costa paulista e avistou belíssimas faixas de areia cercadas por ilhas e o paredão verde da Serra de Boiçucanga, em pleno 20 de janeiro, dia de São Sebastião. Pronto, estava batizada a região, que foi fundada como vila em 1636, quando seu porto já era responsável pelo escoamento do ouro de Minas Gerais para Portugal.
Acesse aqui a capacitação completa de São Sebastião (SP), em nosso Meeting Brasil Latin America – Online 2020
Se por um lado, nossa riqueza material foi levada em grande parte, por outro, continuamos até hoje com uma riqueza natural imensurável. São, nada menos, que 100 quilômetros de orla emoldurada pela mata atlântica que se exibe no Parque Estadual da Serra do Mar.
Não bastasse toda essa beleza cênica, São Sebastião reúne as praias mais badaladas do litoral paulista, com hotelaria que vai desde simpáticas e aconchegantes pousadas a suntuosos hotéis à beira-mar, além de uma vida gastronômica e noturna agitada nos dias quentes.
Quase 40 praias
Todas as praias da cidade estão à margem da Rio-Santos, o que torna o roteiro pela rodovia inesquecível e o acesso ao mar imediato. Cambury, Juquehy, Baleia e Maresias são as mais badaladas, mas há outras também belíssimas e descoladas, como Barra do Una e Paúba, ideais para os surfistas, além de Barra do Sahy e Toque-Toque, mais tranquilas, perfeitas para casais e famílias.
Ouça a trilha sonora de São Paulo, que agitou o nosso Meeting 2020
Ao todo, são quase 40 praias e ilhas que brindam essa região, formando cenários de tirar o fôlego e transformar uma passagem breve pela rodovia em vontade de ficar dias e dias. As areias branquinhas e o mar azul são alimento para o corpo e a alma.
Nem só de praias
Mas, claro, uma região que já havia sido avistada em 1502 guarda muito mais riquezas, com um rico acervo histórico-cultural, além de inúmeras opções de esportes náuticos, mergulho e esportes de aventura.
O meu recado
Se
você ainda não conhece São
Sebastião,
espere mais um pouquinho, até que todos voltemos a estar em
segurança para viajar. Mas, considere este estado maravilhoso em
seus roteiros pelo Brasil. E se você já conhece, certamente,
precisa voltar após esse período de quarentena forçada. Afinal,
quando tudo isso passar, será o momento de fortalecer o turismo
nacional e, com isso, ajudar a retomada da economia local. Vem com a
gente?
Jair
Pasquini
Diretor de Negócios