Turismo Internacional das Mulheres

Trago uma boa notícia, sobretudo nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher: o turismo é a ‘indústria’ que mais tem chances de empregar mulheres, segundo a Organização Mundial do Turismo, devido ao seu grande alcance e às inúmeras oportunidades no setor.

O segmento movimenta setores como aviação, hotelaria, gastronomia, entretenimento, eventos, negócios, lazer, entre outros mais de 50, gerando um a cada 10 empregos no mundo. Na América Latina, pesquisas apontam que as mulheres ocupam cerca de 60% do mercado de trabalho no turismo, mas a grande maioria ainda não está exercendo todo o seu potencial.

Mas as notícias tendem a melhorar, já que as mulheres vêm conquistando cargos de liderança no turismo, tanto no poder público, com cargos técnicos, quanto na iniciativa privada. Grande parte dos decisores entre os destinos e produtos que participam do Meeting Brasil, por exemplo, é de mulheres, o que reitera a força do empoderamento feminino no mercado de trabalho.

Turismo é o caminho

Um grande desafio, no entanto, que, inclusive está entre os objetivos do desenvolvimento sustentável, proposto pela ONU, é justamente ter mais mulheres em posição de liderança, com remunerações que refletem suas qualificações e estudos. De acordo com a organização, mulheres recebem de 16 a 22% menos que os homens em todo o mundo. Pelo que percebo, o turismo está mais próximo de atingir essa meta do que a maioria das outras atividades econômicas. Equidade é fundamental!

Não tenho dúvidas de que as mulheres estão cada vez mais fortes para empreender e conquistar espaço nesse mercado com tantas oportunidades. O desafio ainda é grande, mas, certamente, o turismo tem um terreno mais fértil e se mostra um mercado mais acolhedor para a redução das desigualdades no poder de decisão entre homens e mulheres.

Portanto, neste dia 8 de março, mais que celebrar o Dia Internacional da Mulher, devemos comemorar o empoderamento feminino e o fortalecimento da presença das mulheres nas decisões ligadas ao turismo. Ganhamos todos nós!

O que elas dizem

Conversei com algumas mulheres em cargos de liderança no Brasil e olha só o que elas dizem sobre a presença feminina no turismo.

Aninha Costa, Secretária de Turismo do RN

“Ocupar espaços de lideranças para nós mulheres sempre foi extremamente desafiador. Atualmente temos tido mais participação nesses locais de poder, porém ainda falta muito a ser conquistado para chegarmos ao ideal. O Rio Grande do Norte é um estado precursor no pioneirismo feminino, e eu me orgulho de fazer parte dessa equipe de liderança. Existem inúmeros desafios na pasta que requerem comprometimento total. A equipe a qual lidero na Secretária de Turismo do RN é majoritariamente feminina e extremamente competente, é um imenso prazer estar à frente de uma equipe técnica, qualificada, e com um produto tão rico em belezas naturais, culturais, com tantas possibilidades, atingindo diversos viajantes, que podem trazer ainda mais recursos para esse estado. Nós entregamos resultados e pensamos um mercado cada vez mais personalizado, que envolve muitas áreas, requer muita multidisciplinaridade e atenção aos detalhes”.

Aninha Costa
Secretária de Turismo do Rio Grande do Norte

As mulheres vem, ao longo do tempo, ocupando altos cargos no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidades de DUKE(EUA), as que ocupam cargos executivos são vistas como melhores líderes que os homens.

No setor turístico não é diferente, o empoderamento das mulheres cresce a cada dia. Neste segmento, a maioria da mão-de-obra é feminina, do mais baixo ao mais alto escalão, as mulheres predominam.

No Rio Grande do Sul, estamos à frente desta atividade, com foco no setor promocional, há quatro décadas, contribuindo para o protagonismo deste estado no cenário turístico nos âmbitos nacional e internacional. O nosso trabalho é tratado como se fosse um filho, vimos nascer, crescer e se solidificar como mercado. É uma experiência muito gratificante, obter resultados positivos diante dos cenários macro-econômico de nosso País.

Izabel Cristina Vieira de Souza
Coordenadora Divisão Promoção/SEDETUR-RS

“Nossa contribuição para o turismo tem como foco a sensibilidade. Ao meu ver, o setor público deveria sempre estar ligado ao setor privado, só assim as decisões serão concretizadas diante de um público que busca, cada vez mais, credibilidade no serviço turístico . Devemos lembrar ainda que as decisões sobre uma viagem familiar, normalmente são tomadas pelas mulheres”.

Vânia Climinacio
Técnica da Paraná Turismo (Marketing e Eventos)

Apesar de ainda existir, em sua maioria, homens em cargos de liderança no turismo do Brasil, as mulheres, a cada dia, conseguem ocupar espaços importantes que contribuem para o sucesso em projetos nos destinos. Nossa luta e resistência é de sempre poder receber reconhecimento pelo trabalho realizado independente das outras funções que a mulher ocupa na vida – mãe, esposa, empreendedora. Hoje, grávida de 4 meses, continuo exercendo normalmente minhas funções, porque a sociedade atual não pode impor à mulher moderna limitações e medos que evitam mulheres de engravidar por receio de perder o emprego. A capacidade profissional de uma mulher nunca deve ser colocada como impedimento pelo fato dela desejar ou não ser mãe.

Nayara Santana
Gerente de promoção do mercado Internacional do Governo do Rio Grande do Norte

Tenho força! Sou capaz de enxergar meu potencial. Nesse momento, todo estímulo é necessário para dar uma turbinada em minha autoestima como frases de empoderamento, sobretudo neste mundo de preconceitos tão enraizados e inversão de valores que estamos vivendo. Axé!!!

Lucicleide Nascimento
A baiana que representa o estado em todo o Brasil e no mundo

1 comentário em “Turismo Internacional das Mulheres”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abra o chat
expan+
Olá 👋